Praça do Ferreira
Coração social e comercial da cidade, onde se encontra o Cine São Luís, construído em estilo art nouveau, considerado um dos mais belos do Brasil, revestido de mármore de carrara e com lustres de cristal; o Palacete Ceará (atual Caixa Econômica); o Excelsior Hotel (à época, o maior do mundo em alvenaria); a Coluna da Hora e a Farmácia Oswaldo Cruz, a mais antiga da cidade. Ainda na Praça do Ferreira é possível degustar o famoso caldo de cana com pastel, no tradicionalíssimo Leão do Sul.
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
O berço de Fortaleza é o forte Schoonenborch (atual Nossa Senhora da Assunção), construído pelos holandeses às margens do Rio Pajeú, em 1649, sob o comando de Matias Beck. Na área externa, a partir da murada, ainda se vê o Centro da cidade, de um lado, e se enche os olhos com parte dos nossos verdes mares do outro. A visão é a mesma que se tinha no século XVII, inclusive, com alguns canhões antigos expostos. A edificação caracteriza-se por marcar o início do povoamento de Fortaleza. Desde 1942, aos dias de hoje, é a sede do Quartel General da 10a Região Militar. A estátua que pode ser avistada no pátio homenageia um dos heróis do Ceará, Martins Soares Moreno.
Passeio Público
A antiga Praça dos Mártires, onde foram executados alguns líderes da Confederação do Equador (a exemplo de Frei Caneca), tornou-se Passeio Público em 1877. Uma das mais belas praças da cidade, marcada por acontecimentos históricos e trágicos, ela está permanentemente à sombra do farto conjunto de árvores que emolduram o lugar, incluindo um dos poucos exemplares da espécie africana Baobá no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário