Inblogg

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Ceará apesar de registrar tremores desde 1807, teve os maiores tremores registrados em 1980 com 5,2 e 2008 com 4.2 graus respectivamente.


REGIÃO DA SERRA DA MERUOCA REGISTROU TREMORES NESTA QUINTA-FEIRA,02.

DOIS EVENTOS FORAM REGISTRADOS ENTRE 4.14 E 4:40 DA MADRUGADA 
ENTRE A DIVISA DAS CIDADES DE ALCÂNTARAS, MERUOCA E SOBRAL

A Região da Serra da Meruoca, Norte do Ceará registrou na madrugada de hoje (02.08) o acontecimento de dois tremores de terra entre 4:14 e 4:40 da manhã.

O epicentro do evento que foi localizado entre as divisas dos municípios de Alcântaras, Meruoca e Sobral provocou abalos de magnitude 2.9 e 2.2 respectivamente. Apos analise dos eventos constatou-se preliminarmente que os abalos foram registrados pelas estações sismológicas de Sobral (SBBR) e de Paus dos Ferros ( PFBR) ambas pertencentes à rede INCT de estudos tectônicos. As estações de Morrinhos (NBMO) operada pela RSISNE _ Rede Simosgráfica do Nordeste do Brasil em conjunto com a Petrobras/UFRN/FUNPEC também registrou dados sobre os dois eventos.


As autoridades locais que monitoram os abalos sísmicos na região não teriam identificado até o final desta edição efeitos provocados pelos tremores. Desde fevereiro de 2008 abalos desta natureza tem sido registrados com maior frequência na região de Sobral e Serra da Meruoca, sendo que o tremor de maior magnitude ocorreu em maio de 2008 registrando 4.2 graus na escala Richter.


Outras Municípios do Ceará como Santana do Acaraú, Paramoti, Iguatu também registraram tremores de terra nos ultimos quatro anos. Na região da Serra da Meruoca os ultimos abalos haviam sido registrado em 09 de novembro de 2011 com intensidades de 2.7 e 2.4 graus nas escala Richter.Em 2008 cerca de 1800 tremores sacudiram a região.





LOCAL DO EVENTO

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela branca. As estações em operação na região são denotadas por triângulos vermelhos (estações digitais SBBR e NBMO) e azul (estação analógica SBSF). As áreas dos municípios são mostradas nas cores marrom (Sobral), azul (Alcântaras) e verde (Meruoca). Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
Figura 2. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação SBBR.
Figura 3. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação NBMO.
Figura 4. Registro do evento de magnitude 2.2 pela estação NBMO.
Post. Francisco Freire
Com informações do  blog sismos do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM