O Encalhe do Paracuru
![]() |
| Encalhe do Paracuru, dezenas de anos na beira da praia. |
Entre as praias de Taíba e Paracuru na altura da Ponta da Piriquara existe um antigo navio encalhado há muitas anos. Me recordo ter visto aquelas grandes caldeiras ainda criança enquanto passeava pela praia com meus pais. Os anos passaram e a curiosidade por naufrágios só aumentou. Por este motivo cerca de 20 anos após a minha última lembrança voltei lá para "um mergulho no seco".

Um navio encalhado é sempre uma oportunidade para aprendermos um pouco mais sobre naufrágios e suas estruturas, como se decompoem e se desmancham ou como se concretam e solidificam. Bem como a aura de mistério e a pergunta que parece gritar de seu esqueleto: que navio era esse?
Muitas possibilidades estão listadas pela Marinha, mas uma confirmação é difícil.

Pois tratava-se de um grande navio de aço rebitado, informação que limita o período de sua construção ao início do século XX. Possuía duas grandes caldeiras para impulsionar seu hélice. Esta bem destruído pois fora cortados a fim de se aproveitar todo metal que fosse possível. Se os naufrágios que estão submersos dezenas de metros são inteiramente retalhados, um navio ena beira da praia é ainda mais fácil de ser "reaproveitado".
O local onde ele está encalhado é repleto de pedras (formações calcárias e coralíneas) que se estendem acompanhando a linha da praia formando uma faixa de cerca de 200m de largura. Disso podemos concluir que qualquer tentativa de encalhe nesta praia fora desesperada e imprudente pois as pedras rasgariam o casco do navio dificultando o seu desencalhe. Algo assim só deveria ser feito na iminência de um afundamento.
As semelhanças com o recém mergulhado naufrágio conhecido por "Vapor do Paracuru" são marcantes. Ambos parecem se situar no mesmo espaço de tempo (pois suas chapas de aço foram rebitadas) e estão distantes entre si apenas algumas milhas náuticas, sendo que um está a 18m de profundidade e outro encalhado na praia. Mais um detalhe: o Vapor apresenta indícios de ter sido submetido a altas temperaturas.
Estariam os seus afundamentos relacionados? Teria o "Vapor do Paracuru" colidido com o "Encalhe de Paracuru"? Seria por isto que o Vapor do Paracuru apresenta indícios de incêndio e que a manobra de encalhe do "Encalhe do Paracuru" fora tão desastrada? Se não, o que aconteceu?Esse mistério será extremamente difícil de ser desvendado. Um dos motivos são as escassas fontes escritas e orais. Mas guardaremos esse quebra-cabeças a espera de mais uma peça que o complete...

Nenhum comentário:
Postar um comentário