Inblogg

domingo, 17 de março de 2013

12 ABRIL DIA DO ANIVERSARIO DE FORTALEZA


Dia do Aniversário de Fortaleza - 12 de Abril

Fortaleza


Fortaleza foi fundada em 12 de abril de 1726. A capital do Ceará hoje é conhecida por seu litoral com praias que atraem turistas do mundo inteiro. Da Praia do Futuro até Barra do Ceará, a cidade respira turismo. Saiba mais sobre esta cidade com os textos que o IBGE Teen preparou para você!
UM MAR DE HISTÓRIA


Bem antes de 1726, Fortaleza já existia. O povoado data de 1604 quando o português Pero Coelho de Souza lá aportou. Ergueu o Fortim de São Tiago às margens do rio Ceará e chamou o povoado em volta de Nova Lisboa.


Oito anos depois, novos portugueses, comandados por Martins Soares Moreno, estabeleceram na cidade um posto de defesa na tentativa de expulsar os franceses. E trocaram o nome do forte para São Sebastião.


Sem os franceses, não tardaram a aparecer novos invasores. Os holandeses dominaram a região até 1644. Construíram o Forte Schooneborck, rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção pelos portugueses que lá voltaram para retomar as terras.


Foi com este nome que o povoado foi elevado à condição de cidade em 1726. A nova denominação foi sendo reduzida ao longo dos anos até ficar somente Fortaleza.
CULINÁRIA


Através da culinária se pode conhecer muito da cultura de um lugar. Em Fortaleza, como em todo Ceará, encontramos um pouco dos hábitos alimentares dos portugueses, índios e africanos. Graças a essa mistura, veja como é diversificada a culinária cearense.
NA MESA NÃO PODE FALTAR...


Macaxeira, batata-doce, coco e milho, com os quais se faz bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha e pé-de-moleque. Um dos pratos típicos da região é o baião-de-dois, feito com feijão, arroz, manteiga e queijo de coalho.
CARNE SECA


Com ela se faz a paçoca (carne misturada com farinha de mandioca) que acompanha o baião-de-dois.
OUTROS PRATOS TÍPICOS


A panelada, a buchada e o sarrabulho (ou sarapatel).
PRATOS COM SABOR DE MAR...


Lagosta, inúmeras variedades de peixes, camarão, caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado a alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas a milanesa e o casquinho de caranguejo.
DA CANA-DE-AÇÚCAR...


É extraído o caldo para tomar puro ou fazer rapadura e cachaça.


Para não descuidar da saúde, tem fruta para todos os gostos...


Caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, cajá, entre outras.
A CAJUÍNA...


É extraída do caju para se tornar uma bebida fermentada de gosto doce e suave.


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fotaleza


"Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. "





Fortaleza é a porta de entrada do Nordeste, pois está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador.


É a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos, África, a apenas 6 horas e meia de vôo, além de estar na metade do caminho para se chegar a outros Estados do Brasil.


Aqui na capital do estado do Ceará, tudo é pensado e voltado para o turismo, onde a tranqüilidade e agito convivem em total harmonia.


Com uma excelente infra-estrutura de hotéis, praias e belezas naturais da costa do Sol Nascente e Sol Poente, Fortaleza é hoje uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil.
Diversão em Fortaleza


O Beach Park, o maior parque aquático da América do Sul, você encontrará não só o parque aquático como uma estrutura de primeiro mundo a beira da praia. Música ao vivo com o melhor da pop music internacional e nacional, todos os dias. Para os interessados, o parque conta também com uma luxuosa estrutura hoteleira, bares, passeio em jipe nas dunas e tudo o que sua imaginação pedir.
Transporte em Fortaleza


Ao todo, o sistema trabalha com 219 linhas de ônibus regulares, sendo 158 integradas aos terminais fechados e 61 não integradas. Há ainda 22 linhas "corujões" regulares, que operam a partir das 00h. A frota operante é de 1.630 veículos, variando de mês para mês, em função da flutuação esperada do número de passageiros.
Gastronomia em Fortaleza


Não perca o sanduíche da Tia, com um delicioso suco natural, por apenas R$ 1,40. Para chegar: Logo no início da Via Expressa, sentido praia->sertão, siga, logo após o acesso a subida do morro do mirante, verás uma parada de ônibus com o acesso a uma praça, chegando na praça avistará o movimentado estabelecimento. Sugiro um suco de siriguela, o sanduba não tem escolha é só x-egg-pres-burger-salada no capricho.
Dinheiro


A moeda corrente no Brasil é o Real, existem notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 Reais.


O cambio de moeda pode-se realizar tanto nos bancos como nos escritórios de cambio situados em aeroportos, estações, hotéis e em numerosos lugares. Nas principais cidades e centros turísticos pode-se pagar com cheques de viajem ou com cartão de crédito.
Visite


Ponte dos Ingleses, Rua dos Cariris, s/n, Praia de Iracema. A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr do sol é considerada a mais bela da cidade.


Para os amantes do litoral, com certeza Fortaleza é o lugar certo para se conhecer. Possui as praias mais bonitas da costa brasileira e praias para todos os tipos de bolso. Para quem quer uma praia bem movimentada dentro da cidade, onde o público principal é constituído pelos jovens, a opção é a Praia do Futuro, aonde você encontrará uma variedade de barracas de praia bem estruturas: desde atendimento de primeira à piscinas, quadras para vôlei de praia e futebol de areia, estrutura com babás e parques infantis além de outras comodidade.


Fonte: www.souturista.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM